X Encontro do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano

Entre os dias 07 e 08 de novembro de 2023 ocorrerá, no campus da Ufes, em Goiabeiras, o X Encontro do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (Seção ES) e o I Encontro do Repertorium, Laboratório de Estudos Medievais.

As atividades do encontro terão lugar no Auditório do IC II do Centro de Ciências Humanas e Naturais. Na oportunidade, contaremos com a presença, na condição de conferencistas, dos professores Vagner Carvalheiro Porto (MAE/USP) e Paulo Duarte Silva (UFRJ), além dos pesquisadores do Leir/ES, em seus diversos níveis (IC, mestrado, doutorado e pós-doutorado). O evento conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em História da Ufes. Por intermédio do tema escolhido, “Cidade, cultura e poder”, pretende-se investigar como as cidades antiga e medieval foram territórios atravessados por múltiplas relações de poder e por uma extrema diversidade de manifestações culturais, o que nos convida a examiná-la à luz desses dois eixos de investigação, com destaque para as reflexões sobre o domínio do território urbano pelos diversos grupos sociais e religiosos e sobre a configuração do ambiente construído, na interseção entre a História e a Arqueologia.

Inscrições

As inscrições como ouvintes ocorrerão na sede do Leir (Wallace Corradi, sala 208), de 23 de outubro a 06 de novembro. Os inscritos como ouvintes terão direito a receber certificado. A taxa de inscrição é de R$ 15,00 (quinze reais), com direito a receber 1 exemplar de uma das publicações do laboratório. O formulário de inscrição, para impressão, encontra-se em anexo.

Certificados

Para recebimento da certificação de ouvinte, será necessário ter presença mínima de 75%. Os certificados serão enviados por e-mail após a conclusão do evento. Informamos que a lista com os ouvintes que receberam os certificados ficará disponível nesta página.

Programação e resumos

A programação completa, com os devidos resumos, está disponível para download no final da página.