V Jornada de Estudos Clássicos da Universidade Federal do Espírito Santo – Monstros, híbridos e bestas na Antiguidade
Anunciamos e pedimos divulgação para a IV Jornada de Estudos Clássicos UFES, a se realizar no dia 18 de maio de 2015, no campus de Goiabeiras, UFES, Vitória-ES.
Recuperando a tradição brevemente interrompida da realização das Jornadas de Estudos Clássicos da Universidade Federal do Espírito Santo, gostaríamos de convidar a todos para apresentação de propostas de comunicações individuais para a V Jornada de Estudos Clássicos da Ufes, a se realizar no dia 18 de maio de 2015, no campus Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória, Espírito Santo.
Para a V edição das Jornadas de Estudos Clássicos da Ufes, foi escolhido o eixo temático Monstros, híbridos e bestas na Antiguidade. Com o referido eixo temático, pretende-se estimular a reflexão acerca da maneira pela qual gregos e romanos, recorrendo a diversos meios de expressão (literatura, história, pintura, escultura, filosofia), conceberam o seu próprio mundo e o além como um ambiente repleto de figuras imaginárias que despertavam ao mesmo tempo a curiosidade e o pavor. De fato, desde os relatos mitológicos primordiais até as narrativas hagiográficas da Antiguidade Tardia, os antigos foram pródigos em elaborar representações do fantástico, do maravilhoso e do sobrenatural que incluíam, dentre outros elementos, seres híbridos, disformes e monstruosos. Tais representações desempenhavam, sem dúvida, múltiplas funções, podendo ser interpretadas, por exemplo, como uma maneira de se lidar com o desconhecido ou como uma tentativa de desqualificar povos que habitavam o barbaricum e que, portanto, careciam da paideia ou humanitas.
As propostas de comunicações, contendo título do trabalho, nome do autor, titulação e filiação acadêmica, resumo de até 200 palavras e cinco palavras-chave deverão ser enviadas até 30 de março de 2015 para o e-mail: estudos.classicos.ufes [at] gmail.com. Os aceites serão enviados até, no máximo, 15 de abril de 2015.