Lançamento de livro: Identidade, espaço e memória no Mundo Antigo

Em Identidade, espaço e memória no Mundo Antigo, obra organizada por João Carlos Furlani, cada autor ou autora busca elucidar, por meio de um estudo de caso extraído do contexto grego ou romano, os liames que unem o espaço à elaboração da memória e à fixação das identidades, o que é feito no decorrer de um processo de investigação que se beneficia do aporte teórico oriundo da História, como não poderia deixar de ser, mas também da Geografia e da Arqueologia, duas disciplinas indispensáveis aos historiadores, em especial àqueles que lidam com as sociedades antigas. A coletânea é fruto de um trabalho de formação de profissionais em História Antiga desenvolvido há mais de duas décadas, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) pelos pesquisadores do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (Leir), em colaboração com colegas nacionais e estrangeiros, demonstrando o vigor intelectual de uma área de conhecimento que vem adquirindo crescente visibilidade em âmbito nacional. Estudar História Antiga hoje, no Brasil, é decerto uma operação muito menos difícil do que foi outrora, dispondo o público interessado no assunto de obras antenadas com o debate científico nacional e internacional, a exemplo do livro que o leitor ora tem em mãos ou que consulta na tela de algum dispositivo eletrônico.

Acesso gratuito: clique aqui.