Laboratório de Estudos sobre o Império Romano

I Colóquio Luso-brasileiro de Estudos Clássicos – Cotidiano e Sociabilidades no Império Romano

Entre os dias 11 e 13 de novembro de 2014 ocorrerá, no campus da Ufes, em Goiabeiras, o I Colóquio Luso-brasileiro de Estudos Clássicos, uma atividade do Leir/ES em parceria com a Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho.

O Laboratório de Estudos sobre o Império Romano, seção Espírito Santo, realizará entre os dias 11 e 13 de novembro de 2014 o seu I Colóquio Luso-brasileiro de Estudos Clássicos .  O evento ocorrerá no Auditório do Centro de Ciências Humanas e Naturais (IC-II).  Na oportunidade, contaremos com a presença da equipe de Arqueologia Clássica da Universidade do Minho.  O evento é uma iniciativa do Leir/ES com apoio dos Programas de Pós-Graduação em História e em Letras.

Por intermédio do tema escolhido para o Colóquio, Cotidiano e sociabilidades no Império Romano, pretende-se discutir a maneira pela qual, no âmbito das cidades imperiais, os distintos grupos se comportavam no cotidiano, como encontravam soluções para os dilemas e desafios locais, numa dinâmica que por vezes contrariava os padrões normativos, estabelecendo-se relações de sociabilidade resilientes diante das imposições da autoridade imperial.  Para tanto, será enfatizada, no decorrer do colóquio, uma abordagem de natureza multidisciplinar, congregando as contribuições advindas da História, da Arqueologia e da Literatura.  Dentre as atividades do colóquio, encontra-se prevista a oferta de um curso sobre Arqueologia Clássica a ser ministrado pelos Profs. Drs. Maria Manuela R. Martins e Jorge Manuel Pinto Ribeiro, da UMinho.

Inscrições

As inscrições como ouvintes ocorrerão entre os dias 03 e 11 de novembro, na sede do Laboratório (módulo administrativo entre o IC-I e o IC-II).  O formulário de inscrição, para impressão, encontra-se em anexo.

Tags:

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.